Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

Da ideia para o Play - Parte 1: A ideia

Olá a todos,
Com esse post vamos começar um série de postagens, que acho particularmente importante para qualquer desenvolvedor android, para quem pensa em colocar um aplicativo no Google Play. Para aqueles que chegaram aqui de paraquedas, vou apenas contextualizar um pouco a postagem para então escrever o realmente interessa.

Para quem não nos conhece(Bruno, Saulo e Carlos), nós somos desenvolvedores Android a mais ou menos dois anos na data atual. No entanto, até data que vos escrevo nós não colocamos nada nosso no Play e a muito tempo nós estávamos pensando em fazer isso. Finalmente, nós decidimos que o momento é esse.

O aplicativo que vamos desenvolver vai servir para nosso uso diário e surgiu de uma necessidade dentro do nosso emprego. A ideia não é nada original :( , ninguém vai ficar rico com isso :( , vamos fazer pela experiência, aprendizado e porque vai constar no nosso portfólio \o/.



Contexto da aplicação

Antes da implantação do sistema de ponto atual da empresa em que trabalhamos, implantado sobe a justificativa de atender às novas exigências das leis trabalhistas brasileiras, nós usávamos um aplicativo web desenvolvido por um colega nosso. Por ser web e também pela maneira como foi desenvolvido, era tudo muito prático, podíamos checar o saldo diário, saldo total, pontos em aberto(aqueles que esquecemos de bater) e muitas outras coisa na nossa própria máquina. No entanto, toda essa praticidade acabou com o novo ponto. Agora temos que ir a um pc, onde o software está instalado para checar esse tipo de coisa. Além disso, o comprovante emitido no momento em que batemos o ponto não é dos melhores, faltam informações relevantes. Para piorar o ponto tem que ficar sendo esportado manualmente do relógio onde batemos o ponto para um servidor. Sem comentários ...

O aplicativo que vamos desenvolver vai servir apenas para nos auxiliar no controle do nosso Ponto no trabalho, horas extras, saldo do banco de horas e etc. Enfim, resolver os problemas introduzidos pelo sistema novo adotado. Futuramente, quem sabe, poderemos adicionar novas funcionalidades de acordo com as necessidades dos nossos usuários.

O aplicativo vai ser free e open-source. Iremos hospedar o código no Github.com. Em breve colocaremos o link para o repositório.

Se vocês tiverem alguma sugestão de funcionalidades, podem deixar nos comentários. Vamos levar em consideração no momento mais oportuno. Ou simplesmente, aguardem a evolução do código e aí vocês  poderão atualizar o código fonte.

Próximo post:

No próximo post vamos falar de algumas decisões que nós temos que tomar antes de começarmos a colocar a mão na massa. Até lá.

Um comentário:

  1. Tô curioso pra ver essa app :)
    Tenho certeza de que vai ser de alto nível!

    ResponderExcluir